Exercício ou Dieta para perder peso?


exercicio

“Será que o exercício físico por si só tem impacto na perda de peso? Parece que sem uma intervenção a nível dos hábitos alimentares e estilo de vida, um programa de exercício apenas irá muito provavelmente fracassar quando o objectivo é perder peso. Sem controlar as outras variáveis, é sabido que se dá uma compensação energética que passa pelo aumento espontâneo da ingestão calórica e redução da actividade no restante do dia.

Mas isto não significa que o exercício seja menos importante que a dieta. Longe disso. Os dois andam de mãos dadas quando o caminho é a saúde. Sem exercício físico é também provável que grande parte do peso perdido na dieta seja massa magra. Algo que queremos evitar a todo o custo quando a saúde, e não somente a estética escondida pela roupa, é a nossa preocupação.

Resumindo, se a sua preocupação é apenas perder peso na balança, faça dieta. Se quer perder peso, ganhar saúde e optimizar a sua composição corporal, faça exercício físico, melhore a sua alimentação, durma e aprenda a gerir o stress. É esta a equação para o sucesso.” – PT Jorge Ferreira