O que comer antes do treino?


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Muitas vezes questionamo-nos se ou sobre o que devemos ingerir antes de treinar. Fazer uma refeição pré-treino parece ser importante para manter os níveis de glucose sanguínea e maximizar as reservas de glicogénio hepático e muscular, prevenindo fraqueza e fadiga muscular. Ficam aqui algumas sugestões:

Podemos fazer uma refeição mais complexa 2 a 4 horas antes do treino, no entanto deve ser leve e de fácil digestão. Esta deve ser rica em hidratos de carbono (HC) complexos, como o arroz, a batata-doce e a aveia, e com uma quantidade moderada de proteína de rápida assimilação, que podemos encontrar na carne de frango e de peru ou nas claras dos ovos. Devem ser evitadas fontes de gordura, fibra e lacticínios, pois irão representar uma elevada carga digestiva.

Agora estamos mais perto do treino, 15 minutos a 1hora, acabamos de acordar ou então já comemos algum tempo e precisamos de energia para o treino, o que fazer? Neste caso tem de ser algo mais simples de rápida assimilação, maioritariamente HC simples, podendo também adicionar alguma proteína de rápida absorção. Neste caso podemos optar por peças de fruta, bolachas de arroz com doce ou mel, barra de cereais (s\gordura) e\ou claras cozidas, não esquecendo que existem também alguns suplementos pré-treino que te podem ajudar a reunir a energia que necessitas para o teu treino.

Não esquecer ir bebendo água nas horas antes do treino de forma a maximizar os níveis de hidratação.

Fica aqui a dica, no entanto não nos podemos esquecer que mais importante do que comer bem antes do treino, é preocuparmo-nos em fazer da alimentação saudável parte do nosso dia-a-dia, adaptando-a aos nossos objetivos. – PR Jorge Ferreira